Exposição: Você é Responsável!

O traço característico de Marilena Grolli é identificável pelo estilo de seus personagens bizarros e inconfundíveis. As cenas transgressoras e provocantes, apesar da ironia nelas contida, não abalam o senso de humor e nem o peso da mensagem subentendida como é clássico nessa categoria de arte já que desde a sua origem a Street Art, ou Arte Urbana, se destaca pela irreverência e seu humor ácido nos espaços públicos. Estampados pelos muros de várias cidades do país, seus grafittis tecem sátiras a certos tipos de comportamentos da sociedade expressos em situações pouco convencionais.
Seus protagonistas, os Capengas, tortos e divertidos, refletem o lado trágico e cômico de vida, expressões humanas que, como Marilena, supera os desafios da vida quando cai capenga e levanta com ânimo colorido. Sua história como artista plástica e grafiteira é uma, entre tantas outras, de luta e investimentos para expressar e expor sua arte.
Escrevi esse texto sob o enfoque do meu olhar como artista visual e embasada no nosso convívio durante os anos de Graduação e Pós-graduação em Artes Visuais onde a expressividade de seus desenhos se destacava dos demais assim como a sua história de vida.
A obra aqui apresentada tem como título a frase nela estampada: você é responsável. Mensagem direta e ao mesmo tempo subjetiva, não direciona sua intenção, mas traz à tona muitas questões e desafios sociais. Lança ao expectador a afirmação e, consecutivamente, a indagação sutil e vital do ser humano no momento conturbado em que vivemos: você é responsável. Você é responsável?

Zilá Soares

Anúncios