Exposição: Coleção Veloso

Coleção Veloso no MARCO: duas faces da produção artística de PE

A Coleção Veloso é a coleção particular de Paulo de Tarso Veloso, um agrupamento de quase 500 obras de arte, dentre elas pinturas, esculturas, gravuras e instalações, que tem como foco principal a produção artística do Estado de Pernambuco.

Paulo de Tarso Veloso, cidadão pernambucano, iniciou sua coleção há 40 anos, e, no ano de 2015, finalmente, pôde dedicar-se ao seu grande sonho: torná-la acessível ao público.

Empresário recém-aposentado, a sua experiência profissional o permitiu circular por várias cidades brasileiras, o que o possibilitou entender e viver diferentes culturas e estéticas, aflorando sua sensibilidade para as diferentes produções artísticas que encontrou ao longo de sua trajetória.

Uma coleção de arte deve ter vida própria, deve ser livre para voar em múltiplas direções e deve estar aberta ao contato com pessoas e culturas diversas. Dessa vontade e da necessidade sentida de ver o outro e de conhecer o outro, a Coleção Veloso chega ao Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul com a exposição Coleção Veloso no MARCO: duas faces da produção artística de PE.

Para esta mostra, foram escolhidas 17 importantes obras da produção pernambucana, que transitam entre o sagrado e o profano.

Como é sabido, Pernambuco foi um dos principais polos do Brasil-Colônia, com forte presença portuguesa e holandesa durante a época áurea da exploração da cana de açúcar. Dessa herança, lá ficaram fragmentos da arquitetura holandesa, da crença portuguesa,dos costumes dos escravos, disso e daquilo, daqui e dali, resultando em uma verdadeira algazarra cultural.

Assim, das igrejas históricas, das danças de África, dos doces de engenho, surge uma produção artística também plural, que é exaltação e é protesto. É bem e é mal, é bom e é mau. É pudor e é depravo. É sutileza e é escancaro. É, de todas essas formas, sagrado e profano. Sagrado ou profano.

São os falos e as mulheres de Brennand. É a safadeza de Gil Vicente. O devotismo de Renato Valle. As religiosidades de José Cláudio. As histórias de Samico. É tudo aquilo para o que convidamos você, espectador, a descobrir.

Coleção Veloso

DSCN9641

DSCN9647

DSCN9651

Anúncios