Exposição: Retratos

4ª Temporada de Exposições 2015
09 de dezembro a 31 de janeiro de 2016
Exposição: Retratos
Artistas: Laury Jr.

“Retratos” é um série que consiste em investigar o processo artístico de criação de autorretratos fotográficos, o corpo como ambiente inquietante, a idéia de corpo está presente em toda a obra do artista, analisando as possibilidades de (re)configurações identitárias nele envolvido. Tais questões são suscitadas ao corpo ser remodelado, encenado, ocultado e manipulado na prática artística pessoal. A fotografia é um suporte ao qual o artista recorre para evidenciar a condição do homem como ator social, mas também como construto; ou seja, o homem e sua existência também podem tornar-se resíduos na construção social e no processo de subjetivação, e por isso, o homem empenha-se em vencer o tempo, a efemeridade e a transitoriedade da vida.
Nas fotografias o corpo como objeto artístico, como expressão máxima e singular e através disso, colocando-o nesses vários cenários, utilizando-se do corpo para tratar dos objetos estéticos como sua maior naturalidade ou verdade, o “eu físico” se funde com objetos, plantas ou animais, mas ainda assim a referência não deixa de ser o seu próprio corpo. Uma tentativa de inventar uma aproximação entre a pele do artista e os objetos que carregam algum valor afetivo.
Em sua trajetória, o artista continua a se relacionar aos objetos com intimidade, seu corpo não é concebido como algo isolado e à parte do mundo. Tudo se passa como se os objetos tivessem reforçando a ligação primordial entre homem e mundo. É como se os personagens e máscaras fossem inventados e sobrepostos a esse corpo que forja ficções, fantasias e outras identidades. O corpo jamais poderia ser reduzido a uma base que recebe passivamente os sentidos externos a ele, o corpo age sobre o mundo e sofre em si mesmo a ação que exerce sobre ele.

Laury Junior. 2015

DSCN8235

DSCN8239

DSCN8240

Anúncios