OFICINAS DE FÉRIAS EM JULHO NO MARCO

MARCO oferece oficinas de férias em Julho/2015

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizará no Marco – Museu de Arte Contemporânea, unidade vinculada à Gerência de Patrimônio, seis oficinas de férias em julho: Animação Flipbook, Stop Motion com celular, dois cursos de Pintura Infantil e dois de Desenho Mangá.

O curso de Desenho e Animação Flipbook que ministrado pela professora Marina Bedatty, será voltado para crianças com idade mínima de 9 anos e acontecerá nos dias 13 a 17/07/2015 das 14h às 17h. Trata-se da criação de uma história no formato Flipbook em três etapas: no primeiro dia, serão apresentados contos regionais com exibição de ilustrações de Israel Zayed, Wanick Correia Flores e Leonn Vieira. No segundo dia, introdução ao desenho figurativo bem como noções de profundidade e planos nos desenhos. No terceiro dia, a criação de roteiro em História em Quadrinhos com a elaboração do personagem principal. Nos dois dias finais, ação de uma história no formato de Flipbook, em que o mesmo deverá conter no mínimo 30 desenhos sequenciais.

Investimento: 100,00 reais
Vagas: 20

O curso de STOP MOTION com celular que será ministrado pelo professor  Bruno Godoy, será voltado também para crianças com idade mínima de 9 anos e acontecerá nos dias 20 a 24/07/2015 das 14h às 17h. O objetivo construir um Stop Motion com esculturas construídas pelos próprios oficineiro.

Primeiro dia conhecer as obras e a história de Conceição dos Bugres, Rubens Valentim e Alejadinho, ter noções básicas de fotografia tirando no mínimo 20 fotos em movimento de colegas de turma, e após fechar a aula com observação do movimento.
Segundo dia construção de esculturas e modelagem em argila, baseadas em Alejadinho.
Terceiro dia construção de escultura com papelão e cola das obras de Conceição dos Bugres.
Quarto dia Escultura modeladas com massa de marzepan comestível, paisagismos urbano de Campo Grande.
Ultimo dia construir um cenário com o que foi realizado no dia anterior e usar as esculturas para criar um Stop Motion.

Investimento: 100,00 reais
Vagas: 20

Material necessário para ambas as oficina: Avental, celular ou tablet (que deverá ser levado no primeiro e ultimo dia somente), argila escolar, caixas de sapato de cores diferentes (no mínimo duas), leite ninho, leite de coco e corante comestível (para a confecção da massa comestível).

Cursos de Pintura Infantil 2015

Curso de Pintura AGUARELA Pintando o Parque das Nações.
Período/ horário: 14h às 17h
Faixa etária: idade mínima 7 anos
Prof.: Pamela Savala
Investimento: 100,00 reais
Vagas: 20

Ementa: Serão abordadas as características técnicas, práticas e teóricas de produção
de desenho e pintura sobre papel através de métodos secos e úmidos, tais
como lápis, carvão, pastel seco, aquarela e têmpera, entre outros.
Serão revelados os principaisprocedimentos que cada aluno desenvolverá sob orientação durante o aprendizado:

• Representação e comunicação das formas visuais, concretizando as próprias intenções e o aprimoramento técnico e artístico, introdução às técnicas básicas de construção de desenho, como usar o lápis, efeitos de linha e sombra, como criar texturas, esfumaçados, etc., visando o desenvolvimento da capacidade de cada indivíduo, bem como a familiarização com os materiais próprios ao meio.
• A importância do esboço, noções de perspectiva, noções de escala, noções de composição e equilíbrio do plano pictórico.
• Experimentação, investigação e utilização de materiais convencionais e não convencionais, naturais e manufaturados para a realização de trabalhos.
• Valorização do papel como suporte, sua história e propriedades, tipos de papel, preservação, etc.
• Reflexão sobre a presença dos métodos empregados na contemporaneidade.
• Formas de aplicação, lavados planos, lavados graduais, sobreposição de cores, pintura e polimento com lápis de cor e aquareláveis, pastéis secos, etc.
• Estímulo à criatividade, introdução das técnicas mistas, têmpera, carvão, tinta da China, bico de pena, colagens, etc.
• Formas de aplicação em diversos tipos de suporte preparam, divulgação por meio de processos dialógicos, apresentação de trabalhos.
• Estimular a criatividade, desmistificando o conceito de arte contemporânea.

Curso de Pintura: Pintando com Café e Urucum
Período/ horário: 14h às 17h
Faixa etária: idade mínima 7 anos
Prof.: Pamela Savala
Investimento: 100,00 reais
Vagas: 20
Ementa: Nesse módulo os alunos colocaram na pratica todas as vertentes da abstração, com o uso da descontrução da imagem em modelo real, usando como material de pintura somente pincel e café solúvel.
• Tachismo: Manchas e boros expressados dentro de um espaço determinado na obra;
• Grafismo: Linhas, curvas, traços, pinceladas e todo signo gráfico no contexto abstrato;
• Orfismo: Expressão ligada à música;
• Raionismo: Riscos e raios com luminosidade;
• Abstracionismo geométrico ou formal: Formas e cores dadas a expressão geométrica.
• Pintura gestual: Pintura que expressa emoções, e execução espontânea diretamente na parede, locais e telas gigantes.
Material necessário para ambas as oficina: papel sulfite A4, papel gramatura 240, lápis ou grafite, borracha, caneta nanquim ou hidrográfica e lápis de cor (opcional), pinceis nº 02 e nº 08, Nescafé ou café solúvel, Urucum (colorau), avental, duas telas de pintura, e uma pasta para guardar os desenhos realizados diariamente.

 Cursos de Mangá

Curso de Mangá: Criação de personagens
Período/ horário: de 13 a 17 de julho das 14h as 17h (data sugerida)
Faixa etária: idade mínima 5 anos
Prof.: Leonn Gondin
Investimento: 100,00 reais
Vagas: 15

Ementa: Nesse módulo os alunos aprenderão a criar seu próprio personagem mangá, tendo conhecimento das técnicas especificas e que muito auxiliarão em sua construção, como: a face e seus componentes; proporção dos corpos (masculino, feminino e infantil); membros e suas articulações; efeitos de luz e sombra; vestimenta e drapeado; movimento corporal; e construção de cenário. Finalizarmos os desenhos em caneta nanquim ou hidrográfica.
Material necessário: papel sulfite A4, lápis ou grafite, borracha, caneta nanquim ou hidrográfica e lápis de cor.

Curso de Mangá: Pintura
Período/ horário: de 20 a 24 de julho das 14h as 17h (data sugerida)
Faixa etária: idade mínima 5 anos
Prof.: Leonn Gondin
Investimento: 100,00 reais
Vagas: 15

Ementa: Partindo para uma experiência pictórica, faremos estudos teóricos e práticos sobre as cores e suas possibilidades de utilização no ambiente; temperatura das cores (quentes, frias ou neutras); saturação e descoberta de novos tons; e degradê em um e mais tons, para posteriormente aplica-lo ao desenho mangá (personagem) onde veremos: efeitos de luz e sombra (em cores); equilíbrio das cores; movimentos lineares ou circulares para a pintura, entre outros.
Material necessário: papel sulfite A4, lápis ou grafite, borracha, caneta nanquim ou hidrográfica e lápis de cor (opcional).

OBSERVAÇÕES:
• Para o módulo de pintura é necessário que o aluno já tenha tido uma instrução básica de desenho;
• Nessas férias os alunos não terão desconto fazendo as 2 semanas de oficina.
*As inscrições para todos os cursos deverão ser feitas diretamente no MARCO que fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas. Telefone para contato ou mais informações 67-3326-7449

oficina julho 2015

Anúncios