Workshop Singularidades/Anotações

workshop

Itaú Cultural traz, para o MARCO, o Workshop Singularidades/Anotações
Sobre antropologia urbana relacionada à arte visual 

Conduzidas pela artista multimídia e pesquisadora Raquel Garbelotti, as aulas integram o projeto de itinerância do instituto que até o final deste ano, realiza oficinas gratuitas em 10 cidades brasileiras ministradas por artistas selecionados nas edições de 1998 a 2013 do programa Rumos Artes Visuais e Arte e Tecnologia.

 
De 16 de março a 2 de abril, o Itaú Cultural e o MARCO –Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul abrem as inscrições para as 20 vagas da Oficina-Site-Specific da série Workshop Singularidades/Anotações. Ministradas de 14 a 15 de abril (terça-feira e quarta-feira), das 14h às 18h, pela artista multimídia e pesquisadora Raquel Garbelotti, as aulas são voltadas para artistas visuais, estudantes, professores de artes e interessados com formação em outras áreas. Os temas a serem abordados remetem à antropologia urbana, cultura e espaço-tempo em seus aspectos sociais, por meio das relações práticas dos artistas com as cidades.

Site-Specific é a qualificação para obras de arte ou instalações criadas para um ambiente ou espaço determinado. O assunto é uma das especializações de Raquel Garbelotti, que em suas aulas no MARCO apresentará o conceito aos alunos, a partir de atividades práticas e experimentais com o uso de materiais como câmeras de foto e/ou vídeo, papel paraná, tesoura, estilete, fita crepe, esquadros e escalímetro. O programa do workshop prevê, ainda, a produção de fotografias, vídeos, operação de edição e a confecção de maquetes, tendo como fim, outros dois campos de domínio da artista, a videoinstalação e o cinema de exposição.

Esta oficina é a segunda da série de workshops Singularidades/Anotações que durante 2015 vai itinerar por 10 cidades do país – em locais sendo definidos –, ministradas por 11 artistas contemplados no programa Rumos Artes Visuais, do Itaú Cultural. O grupo foi selecionado por Aracy Amaral, Paulo Miyada e Regina Silveira–curadores desta série que dá continuidade ao objetivo da mostra Singularidades-Anotações/Rumos Artes Visuais 1998-2013, também sob a sua curadoria: apresentar ao público o legado deste que é o principal programa de fomento no instituto nos últimos 18 anos. Realizada em 2014 no instituto em São Paulo, a exposição exibiu obras de outros 35 artistas de todas as regiões do país escolhidos pela curadoria entre os contemplados em todos os editais de Artes Visuais e Arte e Tecnologia do Rumos até agora.

“Os artistas selecionados pela equipe curatorial para esta fase de Singularidades/Anotações têm suas trajetórias ligadas a práticas relacionadas à educação e à formação”, explica Sofia Fan, gerente do núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural. “Como a ideia é gerar trocas de experiências e referências, esta série pode resultar na aproximação destes artistas, que já passaram pelo Rumos com o público e produção local”, conclui.

 
Rumos Legado
Principal programa de apoio à produção cultural brasileira do Itaú Cultural e uma das plataformas mais longevas de incentivo do país, ao chegar à sua 16ª edição, em 2013, o Rumos Itaú Cultural passou por mudanças estruturais e de conceito, eliminando, entre outras modificações, a divisão de carteiras por áreas de expressão.

A iniciativa estimulou o instituto a buscar o que os contemplados até aquela edição produziram, com a proposta, segundo Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, de lançar um olhar sobre estes 16 anos de trajetória do programa. Assim, ao longo de 2014, o instituto apresentou um recorte da produção realizada pelos artistas selecionados, em um total de 1.130 projetos em Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Dança, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música, Pesquisa Acadêmica e Teatro.

No ano passado, a exposição Singularidades-Anotações/Rumos Artes Visuais 1998-2013 apresentou um recorte do legado dos editais Rumos Artes Visuais e Rumos Arte Cibernética neste período. Foram exibidos mais de 60 trabalhos de 35 artistas, entre os contemplados desde 1998 nos editais de Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Transmídia e Novas Mídias até 2013. Agora, em 2015, a série de workshops funciona como uma extensão desse trabalho, com o objetivo de fomentar o debate e a formação sobre a produção recente de arte contemporânea.

Perfil da palestrante
Raquel Garbelotti nasceu em Dracena, interior de São Paulo, em 1973. É artista e pesquisadora, doutora pela ECA/USP nos problemas da vídeo-instalação e cinema de exposição. Docente na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) desde 2004, há 13 anos trabalha com vídeo-instalações e já apresentou o projeto JUNTAMENTZ – resultado de um dos desdobramentos de suas pesquisas na UFES – em exposições pelo Brasil e exterior. Entre as diversas partições de Raquel em mostras coletivas e individuais, vale destacar a exibição em Translations/Traduções2006, na WARC Gallery, em Toronto (Canadá), na 8a Bienal do Mercosul – Ensaios de Geopoéticas, em 2011, em Porto Alegre, a apresentação de seu projeto intitulado Boa Vista na 25a Bienal de São Paulo, a mostra coletiva COVER = Encenação + Repetição no MAM de São Paulo, e a incursão de seu trabalho Cinemaquete, com aval do programa CAPACETE, na 7a Bienal do Mercosul – Grito e Escuta. Raquel presentou ainda um projeto discursivo sobre práticas cinematográficas e documentais a convite do CAPACETE na 29a Bienal de SP em 2010, e no Panorama da Arte Brasileira no MAM de SP, em 2011.

SERVIÇO
Workshop Itaú Cultural: Singularidades/Anotações
Oficina-Site-Specific, com Raquel Garbelotti
Dias 14 e 15 de abril (terça-feira e quarta-feira), das 14h às 18h

Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul – MARCO
Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Pq. das Nações Indígenas– Campo Grande, MS
20 vagas
Inscrições gratuitas: de 16 de março a 2 de abril
Tel.: (67) 3326-7449

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Tel.:(11) 2168-1776/1777
atendimento@itaucultural.org.br
http://www.itaucultural.org.br
http://www.twitter.com/itaucultural
http://www.facebook.com/itaucultural
http://www.youtube.com/itaucultural
http://www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa: Conteúdo Comunicação
Tel.:(11) 5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Karina Betencourt: karina.betencourt@conteudonet.com
Carina Bordalo: carina.bordalo@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Itaú Cultural:
Tel.: (11) 2168-1950
Larissa Correa: larissa.correa@mailer.com.br
http://www.conteudocomunicacao.com.br
http://www.twitter.com/agenciaconteudo
http://www.facebook.com/agenciaconteudo

Assessoria de imprensa do MARCO
Maysa Barros
Tel.: (67) 3326-7449
marco@fcms.ms.gov.br

Anúncios