Exposição: La Patria puede contar Conmigo

2ª Temporada de Exposições 2014
10 de junho à 03 de agosto de 2014
Exposição: La Patria puede contar Conmigo
Artista: Daniella Origuela

La patria puede contar conmigo
Daniella Origuela

Cores vibrantes e ao mesmo tempo desgastadas. Dualidade imagética que exprime o sentimento de um país: Cuba. No esporte, onde corpo e espírito estão presentes, é possível entender um pouco da alma cubana, aqui neste ensaio fotográfico colocado em preto e branco e em cores.
O boxe cubano, conhecido pelos grandes campeões que criou, é uma profissão de destaque que leva ao atleta a possibilidade de sair do país e conhecer o mundo. Para manter a linhagem, apenas ex-lutadores podem abrir escolas preparatórias de boxe. Incentivados pelos pais e pela própria história do país, as crianças vão à luta.
Na famosa escola de Rafael Trejo, um professor ex-campeão de boxe, localizada em um antigo bairro central de Havana, as crianças não se importam em serem observadas por estrangeiros, como também não se importam com a precariedade do ambiente, com as luvas rasgadas, com as roupas batidas. Espontaneamente demonstram que já desde cedo o vibrante e o desgaste caminham juntos, que o desapego à materialidade está carregado de memória, de história e guarda para sempre o valor dos nomes dos grandes campeões.
Daniella Origuela sempre foge do distanciamento optando por lentes mais curtas para tentar a aproximação e o diálogo com o recorte que mais lhe interessa: a figura humana encarnada na infância. Em uma viagem a Cuba em 2011, tenta traduzir a visão infantil dentro do boxe cubano. Vivenciando alguns dias com as crianças na escola, busca entender porque criar escolas de boxe é uma forma de manter a história viva, mas não menos lúdica, pois é pelo boxe que elas conhecem o mundo.

(Bruna Queiroga)

DSCN5779

DSCN5776

DSCN5773

Anúncios