Exposição: Estruturas Imaginárias

2ª Temporada de Exposições 2014
10 de junho à 03 de agosto de 2014
Exposição: Estruturas Imaginárias
Artista: Coletiva de São Paulo

“No espelho, eu me vejo lá aonde não estou, em um espaço irreal que se abre virtualmente atrás da superficie; eu estou lá, lá aonde não estou, uma espécie de sombra que traz de volta minha própria visibilidade, me possibilita ver lá aonde estou ausente.”Michel Foucault , De Outros Espaços (1967).
O Filósofo Francês Michel Foucault se refere no texto “De outros Espaços” ao reflexo do espelho como uma evidência concreta da existência paralela ao mundo material do plano das idéias, ou da metafísica, e que somente através de seu reconhecimento podemos assimilar a realidade como um todo, já que sua significância parte deste lugar imaterial, de onde provém as idéias, pensamentos e suas estruturas imaginárias.
O ato de desenhar tem em seu cerne a mesma dualidade que o espelho: parte de uma idéia mais se debruça sobre a matéria, e o produto final que observamos é como o reflexo, uma espécie de sombra do que o gerou, vestígio do momento específico em que foi concebido.
O Título da exposição serve como símbolo para o limite entre estes dois mundos paralelos e simbióticos, uma investigação em relação ao que habita e do que são constituídas as pontes entre a realidade e a metafísica.
Estruturas imaginárias são continentes onde pensamento e ação se fundem em uma só manifestação, ponto comum na pesquisa de cada um destes14 artistas que investigam, cada qual a sua maneira, o que habita os limites entre o real e o fantástico, o figurativo e o abstrato.

FERNANDO QUITERIO

DSCN5784

DSCN5672

DSCN5662

Anúncios