Exposição: Plano B

1ª Temporada de Exposições 2014
16 de março à 01 de junho de 2014
Exposição: Plano B
Artista: Ana Ruas

A obra de Ana Ruas
“A obra de Ana Ruas como um todo se elabora a partir de questões próprias da linguagem da pintura, às quais a artista busca resolver, ora preenchendo pequenas ou grandes telas em séries, ora recobrindo muros ou, ainda, se divertindo com o jogo do palimpsesto nas paredes de seu atelier. Em todas essas possibilidades, busca respostas para as relações entre as formas e as cores, o tempo e o espaço, a tela e o texto, o atelier e a cidade.”
“O desejo de intervir no olhar domesticado e dotar a cidade com novas perspectivas, pelo menos do ponto de vista das cores, leva a artista a criar arquiteturas efêmeras. São as intervenções realizadas em viadutos, paredes cegas ou muros, capazes de imprimir um caráter de ilusão e magia apagando momentaneamente a superfície-objeto como realidade. O mesmo ocorre nas intervenções em ambientes internos, como museus e galerias.”
“Nas paredes, Ana se dedica também ao jogo entre a forma e a memória do desenho. O que estava materialmente inscrito perde contornos e nitidez e se torna mais um registro, um “instantâneo-eterno”. Mantém,  deste modo, um experimento no tempo e no espaço, um palimpsesto, uma forma velada e que, ao mesmo tempo, sempre poderá voltar à cena como reminiscência.”
“São, antes de tudo, pinturas liberadas de qualquer finalidade prática, mas que, aliadas ao embrutecimento provocado pelo hábito, criam novas sensações e, portanto,  recobrem o espaço de novos significados.”
Maria Adélia Menegazzo,2011

PLANO B, Ana Ruas/2014
Classifico este espaço como sala número UM. É um dos espaços curiosos que eu mais aprecio do MARCO. Talvez seja, porque ele me provoca!
Apresento o PLANO B. Inicialmente, fiz um levantamento, uma espécie de inventário para revelar o que às vezes queremos esconder. Mostrar, acima de tudo, que este espaço não é pequeno como parece. Tenho vários planos!
Ana Ruas/2014

DSCN4323

DSCN4324

DSCN4329

Anúncios