Exposição: Estruturas Urbanas

3ª Temporada de Exposições 2013
14 de agosto à 13 de outubro de 2013
Exposição: Estruturas Urbanas
Artista: William Menkes

 

Geometrias de William Menkes

O mosaico visual expresso em diferentes formas no cotidiano urbano sempre serve como pretexto para inúmeras inquietações e propostasartísticas. Formas, cores, texturas são elementos que reforçamafunção e a presença estética das coisas dispostas nos espaços das cidades.

Dar novos sentidos e significados para o que nos cerca é exercício constante do ato criativo. Arte espelha a cidade, espelha o outro. Arte espelha desejos. E o desejo de somar ou subtrair valores para o que se encontra estabelecidoprovocano artista criador a necessidade de rever e reinterpretar sutilmente o mundo.

Os trabalhos dessa exposição surgiramdo interesse de buscar em determinado objeto trivial uma potência estética para transformá-lo em assunto de arte. Assim, William Menkes se apropriou do desenho geométrico das estruturas de torres metálicas espalhadas na cidade para elaborarsuas dinâmicas rítmicas usando os recursos de linguagem da gravura em metal, explorando e variando o espaço perspectivo no posicionamento do olharde baixo para o topo dessas torres.

A série Geometrias exemplifica no seu desenvolvimento a capacidade de se perceber nas coisas banais um valor não evidenciado, narrativa não mencionada, importância não estabelecida. Trata-se de um conjunto de gravuras que representa fragmentos desse elemento de avanço tecnológico da engenharia –torres para telecomunicação – cuja presença, numa interpretação poetizada, esboça desenhos geométricos em suspensão no céu.

Ideia que foi o ponto de partida para William Menkes. A elaboração dasgravurasse origina da observação do desenho dessas estruturas.Assim, as composiçõesexperienciadas resultam do cruzamento vertical, horizontal e diagonal de linhas suaves e densas, em movimentos visuais que aproximam e afastam planos, definem profundidade e extrapolam os limites da imagem se projetando entre as tramas do papel.

Um motivo aparentemente simples desenvolvido com rigor e competência. Essaprimeira mostra individual sinaliza umbom início de percurso de produção artística de William Menkes, uma das oportunidadesque certamente contribuirãonorefinamento e na mobilidade de seu pensamento criativo.

Rafael Maldonado
curador
professor no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
julho de 2013

Anúncios