Curso de História da Arte

Cartazcampogrande

Campo Grande (MS) – O Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Itaú Cultural, realiza nos dias 19, 20 e 21 de agosto o Curso de História da Arte – da Moderna à Contemporânea. A participação é gratuita o curso oferece certificado de presença.

A atividade faz parte do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2011/2013, que está percorrendo nove cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País promovendo cursos com especialistas da área.

O curso tem a duração de três dias e está estruturado levando em consideração os principais eventos e movimentos artísticos do modernismo até a contemporaneidade. Cada dia corresponderá a um módulo:

19 agosto – Módulo I – Década de 1980 até a atualidade com Pedro França;

20 agosto – Módulo II – Década de 1950 a 1970, com Paula Braga;

21 agosto – módulo III – Década de 1920 a 1940, com Marcos Moraes.

As aulas acontecem das 9 às 17 horas, todos os dias, com intervalos entre 12 e 14 horas. O público alvo é de artistas de todas as áreas (artes visuais, plásticas, design, teatro, cinema, entre outras), estudantes e professores de cursos de Arte, Arquitetura, produtores e demais profissionais da área da arte e cultura.

As inscrições já estão abertas e os interessados deverão fazer a reserva através do telefone (67) 3326-7449. Ao telefonar, mencione o nome completo e a atividade que exerce. Importante: somente serão considerados inscritos aqueles que tiverem um retorno de confirmação da equipe do Marco. Serão disponibilizadas cem vagas.

Ministrantes

Marcos Moraes – Doutor em Arquitetura e Urbanismo, pela FAU-USP (2009). Tem especializações em Arte – Educação – Museus, pela ECA USP; Museologia, pela Escola de Sociologia e Política e Administração da Cultura pela FGV/SP. Desde 2000 é coordenador dos cursos de Artes Visuais e Produção Cultural e do Programa de residência artística da FAAP, na Cité des Arts da FAAP, desde 2005 coordena a Residência Artística FAAP. Ministra o curso de Percepção Visual na SP Escola de Teatro. Membro do Icom Brasil e da AAC Alliance of Artists Communities, atua como curador independente.

Paula Braga – Professora de Filosofia no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC). É pós-doutora pelo Instituto de Artes da Unicamp, doutora em Filosofia pela USP e mestre em História da Arte pela University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA. Organizou o livro “Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica” (Ed Perspectiva, 2008) e é autora de “Hélio Oiticica, Singularidade, Multiplicidade” (Ed Perspectiva, 2013). Publica artigos em revistas sobre arte contemporânea: Bravo!, Santa, Arte al Dia International e catálogos de exposições de arte contemporânea.

Pedro França – Artista, curador e professor. Mestre em História pelo programa de História Social da Cultura da PUC-Rio (2010). Professor de História da Arte da Escola de Artes Visuais (RJ), no MAM – SP e no Instituto Tomie Othake. Foi professor do Instituto de Artes da UERJ em 2009. Em 2010, foi curador da programação dos Terreiros da 29ª Bienal de São Paulo e em 2011 da mostra Cavalos de Troia (com Fernando Cocchiarale) no Instituto Itaú Cultural (SP). Tem participado da edição de catálogos para mostras de cinema, entre os quais Straub-Huillet (CCBB, 2012) e Alexander Sokurov (CCBB, 2013). Como artista, tem atuado e exposto em mostras individuais e coletivas desde 2011, e integrante da Cia Teatral Ueinzz.

Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2011/2013

O programa tem por objetivo incentivar artistas emergentes, atuantes no Brasil, observando como critérios de seleção a qualidade das obras apresentadas e sua consonância entre regionalidade e contemporaneidade, com base na realidade de cada região do País. O foco é mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual contemporânea, detectando suas principais direções. Mais informações sobre o programa Rumos na página http://novo.itaucultural.org.br/conheca/programa-rumos/ .

Serviço

O Curso de História da Arte – da Moderna à Contemporânea acontece no Marco – Museu de Arte Contemporânea, que fica na rua Antonio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas, nos dias 19, 20 e 21 de agosto. Horários do curso: das 9 às 17 horas (intervalo das 12 às 14 horas). Vagas: 100. Informações: (67) 3236-7449.

Marcio Breda

Anúncios